CENEMAR

Centro de Estudos Marinhos do Atlântico Sul


 


 

EXPOSIÇÃO

Clique nas imagens para ampliar:

       

       

         

Com a finalidade de possuir um ponto de referência para apresentar-se como entidade e divulgar seus projetos e ideais preservacionistas, bem como para servir como uma fonte de arrecadação, o CENEMAR montou uma exposição de Biologia Marinha com o tema  “O Caminho da Vida Animal do Mar para a Terra”, projetada e construída por Daniel Oscar Forcelli, naturalista argentino e Sócio Honorário da entidade.

 

A exposição encontra-se instalada no Salão de Exposições do CENEMAR, local construído exclusivamente para abrigá-la, situado na Avenida Paraguaçu, número 4.933, no balneário de Atlântida, município de Xangri-lá – RS e conta com uma área física total de 180m².

 

A inauguração da exposição ocorreu no dia 14 de dezembro de 2002, em sessão reservada aos sócios, à imprensa e a convidados e encontra-se aberta à visitação pública desde 15 de dezembro de 2002. Durante a temporada de veraneio - em geral de 20 de dezembro aos primeiros dias de março - pode ser visitada diariamente das 14h às 20 horas. No restante do ano, encontra-se aberta aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas.

 

A exposição mostra, através de 20 painéis expositores de grandes dimensões, dispostos verticalmente junto às paredes do Salão, os diferentes aspectos do desenvolvimento animal no ambiente marinho, desde os primeiros seres unicelulares (os protozoários) e, em seqüência, os seres pluricelulares mais simples, como as esponjas e, continuando, pelos cnidários (corais, medusas, etc.), artrópodes (siris, caranguejos, camarões, etc), moluscos, equinodermos (estrelas e ouriços-do-mar, etc.), peixes e até os anfíbios, os quais, finalmente, colonizaram a terra firme. Os expositores contam com alguns fósseis, muitos exemplares de animais taxidermizados (empalhados), e outros preservados em pequenos aquários com solução de álcool 70º (são mais de 800 animais diferentes), além de fotos, desenhos, modelagens e textos elucidativos.

 

Na exposição temos ainda três dioramas em que reproduzimos ambientes marinhos e costeiros com muitos animais expostos. Também mantemos, permanentemente em funcionamento, quatro grandes aquários marinhos em que procuramos mostrar alguns peixes e muitos invertebrados. Atividades educativas e oportunidade para se tocar e manusear seres marinhos também são disponibilizadas neste ambiente.

 

A exposição é de cunho científico mas, acima de tudo, educativo, tanto para o leigo como para as pessoas que têm conhecimento específico em Biologia. Por possuir um forte impacto visual e estético, todos seus visitantes podem apreciar e conhecer muito da fauna marinha, sua diversidade e suas curiosidades pois, além da quantidade significativa, estão sendo expostos animais raramente presentes em exposições do gênero em qualquer museu do Brasil.

 

 

   

Clique aqui para visualizar os dados técnicos da exposição, como número de expositores e suas dimensões, quantidade de espécies, textos, fotos e modelagens.

Nota importante: A exposição do CENEMAR encerrou suas atividades no mês de outubro de 2010. Estamos procurando instalá-la em outro local. Maiores informações: cenemar@terra.com.br

VOLTAR

 


© 2008 CENEMAR  -  Webmasters: Mayara Oliveira / Elaine Freitas