CENEMAR

Centro de Estudos Marinhos do Atlântico Sul


 


 

NOTÍCIAS


                          Museu do CENEMAR é noticiado no Jornal Matéria de Capa

          A reabertura do Museu do CENEMAR foi noticiada no Jornal Matéria de Capa que circula em Capão da Canoa e Xangri-lá. Reproduzimos na sequência a íntegra da matéria.

         O Museu se manteve aberto à visitação pública de 2002 a 2011, quando foi fechado. Elaine Freitas e José Carlos Tarasconi, da atual diretoria, empreenderam um trabalho de reconstituição e de remodelamento para que o Museu volte a oferecer seu acervo ao conhecimento público. Antes localizado na Avenida Paraguassu, agora está situado na Rua Ipê, próxima à antiga caixa d'água de Atlântida, com bom e belo espaço. De acordo com os diretores, o Museu não estará aberto ao público de maneira permanente, e somente para grupos organizados de escolas, outras entidades, ou grupos especialmente formados para conhecer o acervo.
          O acervo do Museu trata-se da evolução da vida marinha e se compõe de 20 painéis expositores com os mais diferentes aspectos do desenvolvimento animal no ambiente marinho. Há espécies desde seres unicelulares passando por medusas, artrópodes, moluscos, peixes e até os anfíbios. São cerca de 1.200 animais para serem vistos e conhecidos através das informa- ções postadas em cada um deles.
        O acervo todo é de cunho científico e acima de tudo educativo, tanto para leigos como para quem possui maior conhecimento em biologia. Os visitantes terão novamente a oportunidade de apreciar muito da fauna marítima, sua diversidade, e suas curiosidades, além de animais considerados bastante raros hoje em dia. Tarasconi revela que a coleta dos espécimes vem de décadas e que foram catalogadas justamente para serem mostradas no Museu. Os atuais diretores esperam a chegada do estudioso argentino Daniel Oscar Forcelli, incentivador da iniciativa e precursor da ideia e quem coletou a maioria dos espécimes, para concluírem o trabalho e colocaram à disposição dos interessados.
          Os objetivos básicos do Museu são proporcionar fonte de estudos e conhecimento da evolução da vida marinha para auxiliar na proteção e preservação das mais diversas espécies. Para Xangri-Lá, o ressurgimento do Museu do Cenemar é a reafirmação da importância do Município como centro de lazer para veranistas e desportistas, e como real fonte de estudos para ambientalistas e estudiosos da vida marinha. O Museu do Cenemar configura-se também, a partir de sua reabertura, como destacada atração para o turismo denominado científico.

Jornal Matéria de Capa, Edição 1196,  pág. 3; Jornalista: Marcelo Nitschke

Edição completa:  1196 Matéria de Capa

                                                                                                           Equipe CENEMAR 31/07/2017                   


                             Como foi a participação do CENEMAR no XXV EBRAM

     Entre os dias 19 a 23 de junho de 2017, em Mossoró (RN), a convite da direção do evento, o CENEMAR participou da XXV edição do Encontro Brasileiro de Malacologia (EBRAM), organizado pela  Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa), em parceria com a Universidade Federal do Semi Árido (UFERSA).
     Foram duas atividades, uma oficina ("Como Iniciar uma Coleção de Moluscos para Amadores"), e uma palestra  ("Importância dos Conquiliologistas para o estudo da Taxonomia de Moluscos Brasileiros"). Ambas foram ministradas pelo nosso Presidente José Carlos Tarasconi.
     Outros sócios colaboradores tiveram participação relevante no evendo, sem estarem representando   nossa entidade, como a Professora Maria Cristina Mansur, Dra. Paula Spotorno e Dr. Daniel Mansur     Pimpão.
     O EBRAM contou com a participação de grande número de malacologistas nacionais e  alguns estrangeiros (Espanha, Uruguai, Argentina, Chile e México). Os temas apresentados foram muito  diversificados, abrangendo todas as áreas da Malacologia.
     Parabenizamos e agradecemos uma vez mais a toda equipe responsábel pela organização do evento principalmente a Professora Inês Xavier Martins, presidente do XXV EBRAM, pelo convite para participação e pela oportunidade de revermos tantos amigos especiais.

                     
                                                                                                            Equipe CENEMAR 07/07/2017

  
        Oficina   Palestra

       Palestra_2   Ebram_amigos

       Ebram_amigos2   Ebram_amigos3

       Jantar_encerramento   Jantar_encerramento2



                                         CENEMAR irá participar do XXV EBRAM

   O CENEMAR irá participar do XXV EBRAM – Encontro Brasileiro de Malacologia - que ocorrerá na UFERSA -Universidade Rural do Semiárido - em Mossoró, Rio Grande do Norte, de 19 a 23 de junho de 2017.
     O convite foi direcionado ao nosso Presidente do Conselho Deliberativo, sócio fundador e idealizador de nossa entidade, Sr. José Carlos Tarasconi, para apresentar duas atividades durante o evento: uma oficina “COMO INICIAR UMA COLEÇÃO DE MOLUSCOS PARA AMADORES” e uma palestra “IMPORTÂNCIA DAS COLEÇÕES E COLECIONADORES NO ESTUDO TAXONÔMICO”.
     Certamente será uma grande oportunidade para o intercâmbio mútuo de informações e conhecimentos e também para rever muitos dos respeitáveis cientistas e amigos da área malacológica.
   Agradecemos o convite aos organizadores do EBRAM 2017, na pessoa da Presidente do evento, Professora Doutora Inês Xavier Martins.

Para maiores informações e inscrições:

           http://ebram2017.ufersa.edu.br/

                                                                                                                        Equipe CENEMAR 08/06/2017

                                                     ebram


Lixo na praia, após maré alta, é recolhido pelo CENEMAR

          No dia 28 de abril, no litoral do RS, ocorreu uma maré bem alta, com a água do mar atingindo a região das dunas. Quando isto ocorre, a faixa de areia é varrida pelas ondas e o lixo que aí existia é depositado na linha mais alta atingida pelas águas. Este fenômeno desenterra lixo até então invisível e arranca parte da vegetação atingida, depositando tudo numa linha, em geral espessa, de lixo de toda sorte acumulado junto às dunas.
          Como estivemos no litoral no dia 29, tivemos oportunidade de comprovar o fenômeno uma vez mais. Isto nos possibilitou recolher, num determinado trecho trabalhado, uma grande quantidade de lixo o que pode ser visto na sequência de fotos anexadas.
     As marés altas, então, embora destruam, temporariamente, parte da vegetação das dunas, facilitam-nos o trabalho do recolhimento do lixo, inclusive daquele que normalmente não é percebido por estar enterrado na areia.

                                                                                                                          Equipe CENEMAR 18/05/2017
         
                      antes1  antes2

                      antes3  antes4

                      depois1  depois2

Daniel  Forcelli  visita  nossa  entidade

    No final de semana de 5 a 7 de maio esteve no CENEMAR o nosso sócio honorário, Daniel Oscar Forcelli. Foi uma rápida visita pois o mesmo encontrava-se de passagem pelo Estado rumo a São Paulo onde permanecerá por cerca de um mês.
     Tivemos a oportunidade de mostrar-lhe nosso museu, agora com todos os módulos da exposição “O Caminho da Vida do Mar para a Terra” prontos e instalados. O Daniel foi seu
idealizador e construtor no ano de 2002 e, para nós, ter sua aprovação é motivo de grande satisfação.
      O convívio
com ele, como sempre, nos traz muitas informações e conhecimentos múltiplos, pois sua  preocupação com a preservação ambiental é constante.
      E ele ainda nos auxiliou na separação de micromoluscos de uma grande amostra de cascalho recolhido em Bombinhas (SC).
      Não menos importante foi sua participação na coleta de lixo na praia o que registramos com fotos.

                                                                                                                         Equipe CENEMAR 17/05/2017

                  Daniel  Danielf


Professor Dr. William Santana visita coleção do CENEMAR

           O Dr. William Ricardo Amâncio Santana, biólogo especialista em Carcinologia, particularmente dedicado ao estudo da Ordem Decapoda, que é professor da Universidade do Sagrado Coração (USC), de Bauru (SP), visitou o CENEMAR entre os dias 20 e 23 de abril de 2017. É a segunda vez que o Professor William nos visita, tendo estado anteriormente conosco em agosto de 2015.

             Nestes dias de bastante trabalho e troca de informações foi possível ao professor examinar todos os lotes de crustáceos que compõem o acervo do CENEMAR, tendo feito a identificação da grande maioria deles.

              Alguns exemplares de crustáceos serão encaminhados ao Professor para um estudo mais detalhado no que se refere à confirmação da identificação e outros serão doados à instituição onde o mesmo exerce suas atividades.

O CENEMAR estará doando também, como já foi feito em 2015, lotes de conchas de nosso acervo para estudos e aulas práticas de Biologia, para a USC de Bauru e, como contrapartida, espera receber lotes de crustáceos cedidos pelo professor William o que irá enriquecer nosso acervo.

              Ficamos muito agradecidos pela gentileza e disposição do Professor William em nos visitar mais uma vez, compartilhando conosco, de forma tão amistosa, seu conhecimento tão valioso.

                                                                                   Equipe CENEMAR 28/04/2017 


                       visita_willian    visita_willian2


Professor  Fabrizio  Scarabino  visita  o  CENEMAR

        O Professor Fabrizio Scarabino Maytía, do CURE - Centro Universitário Regional Este - da Universidad de la República, localizado na cidade de Rocha, Uruguai, visitou as novas instalações (ainda não completamente implementadas) do Museu do CENEMAR, em Atlântida, Xangri-lá (RS), no período de 19 a 21 de março.                   
        Além do museu, pudemos mostrar-lhe nossas instalações, nosso material de estudo, nosso acervo e nossos projetos atuais e futuros. Aproveitando seus conhecimentos e disponibilidade, ele nos auxiliou na identificação de inúmeras espécies de invertebrados que compõem o acervo da nossa entidade. Também nos repassou seu conhecimento sobre metodologia de catalogação, armazenagem e manutenção de coleções científicas, dados valiosos que certamente serão aplicados oportunamente.
        Ele ainda nos presenteou gentilmente com diversas publicações acadêmicas na área da Biologia Marinha para a biblioteca do CENEMAR.
        Obrigado Professor Fabrizio por sua visita! Esperamos em breve tê-lo novamente entre nós para continuarmos o intercâmbio de experiências e conhecimentos que fazem o crescimento de todos.

                                                                                                Equipe CENEMAR 06/04/2017

                                          Fabrizio_Scarabino      


        CENEMAR  visita  o  CURE  em  Rocha   Uruguai     

        O CENEMAR, por meio de sua direção, visitou as instalações do CURE – Centro Universitário Regional Este, da Universidad de la Republica, localizado na cidade de Rocha, Uruguai, entre os dias 17 e 19 de março.
       Lá estivemos a convite e fomos recepcionados pelo Professor Fabrizio Scarabino Maytía, que nos apresentou a excelente infraestrutura deste centro acadêmico que oferece formação em Licenciatura, Cursos Tecnólogicos e  Especializações em diversas áreas.
          Na ocasião, também ciceroneados por ele, visitamos algumas praias do balneário de La Paloma.
      Agradecemos a gentileza e disponibilidade do Professor Fabrizio em nos receber de forma tão amistosa e contamos que, com este primeiro contato, seja dada a partida para que, futuramente, possamos consolidar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre nossas instituições. Alguns projetos conjuntos já foram esboçados.

Sobre o CURE: http://www.cure.edu.uy/

                                                                                                            Equipe CENEMAR 06/04/2017

          LaPaloma      La_Paloma


Museu do CENEMAR em novo local

Nosso museu que esteve instalado na praia de Atlântida, Xangri-lá (RS), por cerca de 9 anos a partir de 2002 e que apresentou a exposição: "O Caminho da Vida Animal do Mar para a Terra", projeto e execução  do naturalista argentino Daniel Oscar Forcelli, está sendo remontado em outro local na mesma praia.

Os painéis e acervo da exposição estão sendo recuperados e revitalizados e, em alguns meses esperamos que estejam em condições de novamente serem visitados.

Aguardem informações a respeito em nosso website e fanpage.


Equipe CENEMAR 09/03/2017


CENEMAR no Facebook

O CENEMAR também já está no Facebook!

Assim como nosso site que está sendo reativado e atualizado para divulgação de nossa entidade, criamos uma página no FACEBOOK que será mais um canal de comunicação e interação com pessoas que tenham interesse, como nós, na preservação do ambiente marinho e costeiro.

Em nossa fanpage serão publicadas informações, atividades, novidades, eventos, também serão compartilhados vídeos, fotos, curiosidades e notícias relevantes sobre o meio ambiente marinho. 


Siga-nos:

fb


Equipe CENEMAR 09/03/2017

 

Tonéis  de  lixo  do  CENEMAR  desaparecem  na   praia  de  Atlântida 

O CENEMAR mantém o Projeto Praia Limpa desde o verão de 2006, na beira da praia de Atlântida, Xangri-lá (RS), no trecho demarcado entre a Rua Rio dos Índios (ao sul) e o centro do balneário, junto ao Restaurante Bali Hai (ao norte), área que procuramos manter limpa através do constante recolhimento de lixo. No trecho, instalamos, fixados a placas de madeira indicativas, e distantes entre si cerca de 100 metros, vários (13, no total) toneis de plástico de 200 litros, para o descarte do lixo produzido pelos que pela área circulam. Estes tonéis estão devidamente identificados com as cores e o nome da entidade.

Nestes mais de seis anos de atividade ininterrupta recuperamos vários trechos da praia, por meio de mutirões de limpeza, tendo retirado dezenas de toneladas de lixo e caliça ali encontrados. É uma atividade realizada única e exclusivamente para a comunidade e concretizada exclusivamente com recursos próprios. Exercitamos, assim, na prática, o principal objetivo de nossa entidade, que é a preservação do meio ambiente marinho e costeiro.

Infelizmente, ao longo deste tempo, temos constatado o desaparecimento de diversos destes tonéis colocados a disposição da comunidade. E, temos convicção que, na maioria das vezes, esta perda não foi devida a intempéries, como ventos ou marés extremas, mas lamentavelmente, por furto. Temos substituído, sempre às nossas expensas, os toneis desaparecidos, o que nos tem onerado substancialmente. No entanto, nos mantemos firmes no propósito de exercitarmos nossa cidadania em prol da comunidade, através da proteção ao meio ambiente.

Com a idéia de resguardarmos nosso patrimônio e, eventualmente, responsabilizarmos os responsáveis pelos furtos, registramos o fato, através de boletim de ocorrência, na Delegacia On Line, da Polícia Civil do RS. Esperamos que estes fatos não se repitam para não termos que seguir caminhos mais drásticos.

 Postado em 11/07/2012

 

 

Renovação  da  qualificação  do  CENEMAR  como  entidade  OSCIP

Todos os anos nossa entidade tem o dever de prestar contas ao Ministério da Justiça, a fim de manter sua qualificação como entidade OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Tal qualificação oferece alguns benefícios para as entidades que a possuem, como, por exemplo, a possibilidade de estabelecerem parcerias com entidades públicas e da iniciativa privada, para o recebimento de incentivos fiscais que estas empresas podem distribuir, com dedução de seu imposto de renda.

O CENEMAR obteve este reconhecimento ainda em 2002 e, desde então, mercê da correção de seus procedimentos e prestação de contas, vem obtendo, sem dificuldades, a renovação anual de sua certificação. Nossa atual qualificação está renovada até 30 de setembro de 2013.

Postado em 11/07/2012

 

Eleições  para  a  Diretoria  do  CENEMAR

          Foi realizada, no último dia 31 de março de 2012, a Assembleia Geral para as eleições da direção do CENEMAR para o biênio 2012-2014.

          Na ocasião estavam presentes inúmeros de nossos sócios, que compareceram para exercer sua obrigação e direito de votar. Ao mesmo tempo, esta reunião também foi uma excelente oportunidade para reunirmos o grupo de amigos que tem nossa mesma visão de preservação ambiental, com o que o encontro é, como foi, sempre muito agradável.

           A chapa única que se apresentou, composta pela atual direção da entidade para o biênio 2010-2012, foi reeleita por unanimidade.

           A Presidente da Direção Executiva, Sra. Elaine Cristina de Freitas, juntamente com o Presidente do Conselho Deliberativo, Sr. José Carlos Tarasconi, reeleitos, manifestaram seu intenso interesse em buscar, neste próximo mandato, construir uma nova sede para o Museu do CENEMAR, a fim de abrigar o acervo da entidade, o qual, no momento, encontra-se depositado e sem possibilidade de receber a visitação pública.

 

Postado em 11/07/2012

 

Atividades  do  CENEMAR

            O museu do CENEMAR, desativado desde outubro de 2010, ainda não conseguiu um local apropriado para reinstalar o acervo da exposição “O Caminho da Vida Animal do Mar para a Terra”. Todo o material encontra-se depositado em local seguro, mas sem a possibilidade de receber visitação pública neste momento.

A direção da entidade continua buscando uma solução para reativar o museu e colocar a disposição da comunidade, este rico material voltado para a difusão do conhecimento, em prol da preservação do meio ambiente marinho e costeiro.

           Paralelamente, o CENEMAR continua com seu Projeto Praia Limpa, atividade prática de preservação ambiental que desenvolve na Praia de Atlântida, Xangri-lá (RS), onde promove a limpeza e a conservação permanente de um trecho da praia e onde são disponibilizados diversos tonéis plásticos, para o acondicionamento de lixo dos usuários.

           Para maiores informações, acesse http://www.cenemar.org.br/praialimpa.htm.

 

 

 "As Conchas das Nossas Praias"

          

          Com a presença de um grande número de colegas, amigos e familiares dos autores, ocorreu, na Palavraria Livraria-Café, localizada na Rua Vasco da Gama, 165, em Porto Alegre, na noite de sexta-feira passada, dia 18 de março, o lançamento da segunda edição do livro "As Conchas das Nossas Praias", de autoria de nossos sócios colaboradores, Prof. José Willibaldo Thomé, Guacira Gil, Paulo Eduardo Bergonci e de nosso sócio fundador José Carlos Tarasconi.

          Foi um momento de grande alegria e descontração, com a presença da grande maioria dos malacólogos e conquiliologistas do Rio Grande do Sul. Entre os muitos amigos presentes, estavam o Prof. Jeter Bertoletti, ex-diretor do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, a Profª Dra. Maria Cristina Mansur, a Dra. Ingrid Schneider e a Dra. Vera Pitoni.

         

                   
                     

 

Lançamento da 2ª edição do livro "As Conchas das Nossas Praias"

 

            A segunda edição do livro "As Conchas das Nossas Praias" terá o seu lançamento no próximo dia 18 de março, às 19 horas, na Palavraria Livraria-Café, localizada na Rua Vasco da Gama, 165, em Porto Alegre.

            O livro, de autoria do Professor José Willibaldo Thomé, Guacira Gil e Paulo Eduardo Aydos Bergonci, todos sócios colaboradores do CENEMAR, tem, nesta edição, como co-autor, nosso sócio fundador José Carlos Tarasconi, o qual também forneceu, de sua coleção, boa parte dos exemplares que ilustram a obra.

           Nesta edição, totalmente revisada, ampliou-se grandemente o número de espécies analisadas sendo agora de 211, todas ilustradas a cores.

           O livro, cuja edição - pela Redes Editora - teve o apoio de nossa entidade, já se encontra disponibilizado para venda e as encomendas podem ser feitas através de nosso site ou pelo e-mail cenemar@terra.com.br

 

 

 Museu  do  CENEMAR  encerra  atividades

 

          Nosso Museu, instalado na praia de Atlântida, Xangri-lá (RS), desde dezembro de 2002, e que continha a exposição "O Caminho da Vida Animal do Mar para a Terra", encerrou suas atividades no mês de outubro.

           O terreno sobre o qual construímos o prédio que abrigava esta exposição era alugado e o proprietário solicitara sua desocupação ainda no ano de 2009. Conseguimos protelar a entrega do mesmo até este momento, enquanto tentávamos conseguir um outro espaço onde instalá-la. Não tendo logrado êxito nesta tentativa, tivemos que desocupar o prédio e o material foi todo guardado em depósito.

           Foi muito agradável e compensador, do ponto de vista institucional e pessoal, termos conseguido manter este espaço aberto ao público por quase oito anos. Temos certeza que a grande maioria das pessoas que nos visitaram ficaram satisfeitas com o que viram e aprenderam e isto foi sempre o que mais nos motivou a continuarmos com nosso trabalho.

           Continuaremos tentando viabilizar sua reinstalação em algum outro local da região.

 

 

 

CENEMAR  no  programa  Galera  de  Atitude  da  TVE

           O CENEMAR é o tema do programa Galera de Atitude da TVE (Canal 7 da TV aberta para o Rio Grande do Sul), que irá ao ar no dia 26 de fevereiro às 20hs, com reprise no dia 28 de fevereiro às 15hs30.

          Esta edição do programa trará informações e imagens de nosso Museu em Atlântida, Xangri-lá (RS), de nossa entidade de um modo geral e também do Projeto Praia Limpa que o CENEMAR  mantém ativo desde 2006.

           Programe-se e confira!

 

 

Aniversário  e  Eleições

          No dia 30 de janeiro nossa entidade estará completando seu oitavo aniversário. Ao mesmo tempo parece que faz pouco e muito tempo. Parece muito próximo porque guardamos muito viva a lembrança daquele dia em que um grupo de amigos se reuniu festivamente para assinar a ata de fundação do CENEMAR, na residência de nosso primeiro presidente, em Porto Alegre. Parece-nos também muito tempo em conseqüência de tudo o que nossa entidade já fez e do quanto nos orgulhamos disto.

          Para comemorarmos a data, estaremos fazendo uma reunião para a qual convidamos todos os nossos sócios e colaboradores. Será na tarde e noite do próximo dia 30, um sábado, na residência do atual Presidente do Conselho Deliberativo, José Carlos Tarasconi, situada na Rua Primavera, 540, no balneário de Atlântida, município de Xangri-lá (RS).

          Nesta data também estaremos realizando uma Assembléia Geral para a eleição dos membros da diretoria da entidade para o próximo biênio. As correspondências tratando do assunto já estão sendo expedidas aos nossos sócios fundadores e colaboradores. Participe! Integre-se efetivamente às atividades de nossa entidade!

 

 

Visita  do  Daniel  Forcelli

            Nosso sócio honorário, Daniel Oscar Forcelli, naturalista argentino, idealizador e construtor da exposição “ O Caminho da Vida Animal do Mar para a Terra”, que se encontra instalada em nosso museu, na praia de Atlântida, Xangri-lá (RS), esteve nos visitando entre os dias 23 de dezembro e 4 de janeiro.

            Foi uma oportunidade singular para rever, confraternizar e partilhar momentos agradáveis com este nosso querido amigo que não nos visitava já a cerca de três anos.

            Como sempre, graças à sua generosidade e disponibilidade, pudemos contar com seu auxílio na manutenção e instalação de alguns itens da exposição, bem como na consecução de algumas tarefas relativas ao nosso acervo, especialmente na taxidemização e no preparo de animais para exposição. Foi um curto, mas muito prolífico período. A capacidade de trabalho do Daniel é excepcional.

           Mais importante ainda foi o acerto para que ele venha mais vezes ao Brasil neste ano de 2010, quando teremos muito trabalho, tanto com nosso museu como com outras frentes de trabalho de nossa entidade.

 

 

Nova  Temporada  de  Verão

            O verão está chegando e uma nova temporada de funcionamento de nosso museu está sendo preparada. Será a oitava consecutiva desde o verão de 2002/2003.

            Os trabalhos estão em andamento e esperamos ter tudo pronto para o dia 19 de dezembro. A temporada (funcionamento diário), deverá se estender até o último final de semana de fevereiro de 2010.

            A equipe para o atendimento está formada e esperamos poder contar novamente, como estagiário, com o estudante de Biologia, Moisés Peixoto, que foi excelente colaborador na temporada passada.

            Contaremos com algumas pequenas novidades na área de exposição e esperamos aprontar outras nas próximas semanas.

            Temos a informação que estará nos visitando, por alguns dias, o naturalista argentino Daniel Oscar Forcelli, o idealizador e construtor da exposição instalada em nosso museu. Aguardamos com interesse a sua vinda, tanto para confraternizarmos com nosso grande amigo e incentivador, como esperamos que ele revise sua obra e, se possível, tenha tempo para alguns trabalhos relativos ao museu e à nossa entidade.

 

 

CENEMAR  realiza   9°  Mutirão  de  Limpeza  de  Praia

          No último dia 05 de setembro o CENEMAR realizou o 9° Mutirão de Limpeza de Praia, no balneário de Atlântida, Xangri-lá (RS).

          Nossa equipe concentrou esforços na remoção de todo tipo de detritos  depositados entre as dunas localizadas nas proximidades do restaurante Bali Hai, no centro do balneário. Também foram recolhidos muitos restos de podas de jardins jogados às margens da Av. Beira Mar, naquela área.

          Foram mais de duas horas de trabalho intenso que resultaram na retirada  de aproximadamente  300Kg de lixo e detritos de todo tipo, com um resultado evidente, o que nos deixou muito orgulhosos. 

 

 

Lixo  nas  dunas  gera  protesto  do  CENEMAR

          Nossa entidade adotou um trecho da praia de Atlântida, Xangri-lá (RS) de cerca de 1500m de extensão e nele desenvolve, desde janeiro de 2007, o Projeto Praia Limpa  , através do qual recolhemos o lixo da área, incluindo a praia, as dunas e a Rua Beira Mar. O trabalho constante e a colaboração dos visitantes e da população mudaram o perfil da região que agora se mantém bastante limpa comparativamente às áreas de praia adjacentes. No entanto, ainda ocorrem problemas. Neste final de semana (15 e 16 de agosto) encontramos, na área de dunas da região, um grande amontoado de caliça e mais um monte de restos de podas de árvores. Para evitar que se criasse um novo depósito de lixo naquele lugar, frequentemente utilizado como tal, nós trabalhamos arduamente na tarde de domingo, tendo deslocado todo o entulho para o meio-fio da Rua Beira Mar. Registramos o fato com fotografias e colocamos, junto ao monte de lixo, uma placa pintada com os dizeres: “Por favor, não jogue detritos nas dunas. Obrigado! Cenemar”. Esperamos continuar a contar com o apoio da população e das autoridades na manutenção das melhores condições da área para o benefício de toda a comunidade.

 

                                 

 

                                 

 

                                 

 Professor  Rios  homenageia  Tarasconi

         No livro Compendium of Brazilian Sea Shells, recentemente publicado (ver notícia neste espaço), o Professor Eliézer de Carvalho Rios fez a descrição de uma nova espécie de molusco marinho para a costa brasileira e denominou-a como Pugnus tarasconii, em homenagem a José Carlos Tarasconi, sócio fundador, primeiro presidente e atual presidente do Conselho Deliberativo do CENEMAR.

         Trata-se de uma espécie diminuta (0,75 X 0,53 mm) da família Marginellidae, encontrada no interior de estrela-do-mar coletada na região de Abrolhos (BA), pelo Oc. Lauro J. Barcellos. Constitui-se na espécie de número 730, na página 288 do Compendium.

 

 

Lançado  o  “Compendium  of  Brazilian  Sea  Shells"

O professor Eliézer de Carvalho Rios, 88 anos, químico aposentado, sócio fundador do CENEMAR, fundador e 1º Diretor do Museu Oceanográfico de Rio Grande (RS) – que atualmente leva seu nome - e hoje pertencente à FURG, acaba de lançar o “Compendium of Brazilian Sea Shells”, com 668 páginas, editado pela Evangraf, com apoio da Fundação Roberto Marinho.

Autor também do “Seashells of Brazil”, o professor Rios compilou, nesta publicação, 50 anos de trabalho, experiência e conhecimento sobre os moluscos marinhos do Brasil.

Parabéns Prof. Rios, por mais esse valoroso trabalho em prol da pesquisa sobre a malacologia marinha de nosso país!

Os interessados em adquirir exemplares dos livros “Compendium of Brazilian Sea Shells” e “Seashells of Brazil” podem fazê-lo através de nossa entidade, contatando cenemar@terra.com.br

 

 

CENEMAR  no  HAGAH

          O Museu do CENEMAR agora está constando no site local de busca Hagah. As informações sobre nossa entidade que são disponibilizadas estão adequadas e foram fornecidas por nós ou retiradas de nosso site.

          O Hagah é um guia da região sul do país, com informações diversificadas sobre empreendimentos de toda ordem, incluindo hotéis e pousadas, bares e restaurantes, imóveis, até opções de lazer e entretenimento. A classificação é adequada, inicialmente separando os locais por áreas geográficas. Cada item tem informações básicas que vão desde o endereço, formas de contato, horários de funcionamento, bem como características próprias de cada local, geralmente com fotos ilustrativas.

          Trata-se de uma ótima sugestão para busca de informações locais. Anote: www.hagah.com.br.

 

 

Estágio  Curricular  no  CENEMAR

          A estudante de Biologia e nossa estagiária de verão, Jacqueline Meyer, que é também estudante do curso Técnico de Monitoramento e Controle Ambiental da UFRGS, está realizando seu estágio curricular obrigatório em nossa entidade.

         Ficamos satisfeitos quando ela manifestou interesse em realizar seu estágio conosco e, mais ainda orgulhosos ficamos quando a UFRGS nos aceitou e reconheceu como campo de estágio curricular.

         Esperamos que a Jacqueline una os conhecimentos teóricos de seu curso com as atividades práticas de seu estágio em nosso Museu e que isso colabore em sua formação acadêmica e pessoal.

Ao mesmo tempo, nossa entidade contará com seu trabalho na difusão de nossos ideais de educação e preservação do ambiente marinho e costeiro.

 

 

Museu  do  CENEMAR  encerra  sua  7ª  temporada  de  verão

         No dia 1º de março de 2009, o Museu do CENEMAR, que apresenta a exposição “O Caminho da Vida Animal do Mar para a Terra”, projetada e montada por Daniel Oscar Forcelli, encerrou suas atividades diárias de funcionamento. A partir de então, estamos atendendo ao público somente aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas, como nos anos anteriores.

         Foram 72 dias de atividade ininterrupta, o que só foi possível com o trabalho voluntário de nossas sócias colaboradoras Stéfanie dos Santos Tarasconi e Mayara de Oliveira, bem como dos estudantes Moisés Teixeira Peixoto e Jacqueline Meyer, que atuaram como estagiários no período, monitorando e assessorando o público visitante de nosso Museu. Agradecemos a todos pelo empenho com que se dedicaram à entidade.

 

Nosso  museu  na  TV COM

         No dia 20 de janeiro, durante o programa Estilo Viagem, da TV COM, apresentado por Maysa Bonissoni, que tratou do município de Xangri-lá, foi apresentada reportagem realizada em nosso museu na semana anterior. A reportagem é bastante interessante na medida em que nosso atual estagiário, Moisés Peixoto, acadêmico de Biologia da Unisinos, apresentou de forma muito adequada, tanto o nosso museu como nossa entidade e nossos projetos. Você pode conferir o vídeo produzido no endereço:

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=48178&channel=41

 

 

Novo  mutirão  de  limpeza  da  praia

 

           O CENEMAR estará realizando no próximo dia 20 de dezembro, sábado, à tarde mais um mutirão de limpeza da praia de Atlântida, município de Xangri-lá (RS). Como nas vezes anteriores estaremos trabalhando especialmente no recolhimento de caliça, pedras e outros restos de construção que se encontram entre as dunas do trecho de praia que estamos procurando manter limpo.

           Convocamos a que todos os interessados nos procurem defronte ao nosso museu, na Av. Paraguaçu, 4933, às 15hs. Pretendemos estar trabalhando até por volta das 19hs. A seguir, estão todos os participantes convidados para um café de confraternização, no local a ser informado na ocasião.

 

Sétima  temporada  inicia  em  20  de  dezembro

 

         O Museu do CENEMAR estará iniciando sua sétima temporada consecutiva no próximo dia 20 de dezembro. Como nos últimos anos, estaremos, a partir desta data, atendendo ao público diariamente, das 15hs às 20hs, até o dia 01 de março.

           É solicitada uma colaboração a título de ingresso no valor de R$3,00 (três reais) para os adultos e crianças acompanhadas não pagam. A visita de grupos com mais de dez pessoas tem valor diferenciado e pode ser agendada através do telefone (51) 3221 4486 ou pelo e-mail: cenemar@terra.com.br

 

Fundação  Zoobotânica  Promove  o  Workshop:

 “Esponjas  Marinhas:  novas  perspectivas  para  a  saúde”

 

O evento tem por objetivo apresentar o histórico da pesquisa aplicada com esponjas marinhas da costa sul-brasileira. Serão abordados as fontes de novos fármacos contra o câncer, atividades biológicas em extratos de esponjas marinhas e bioatividade dos microorganismos isolados das esponjas

O evento é promovido pela Fundação Zoobotância do Rio Grande do Sul, em parceria com o Museu de Ciências Naturais, a Faculdade de Farmácia da UFRGS e o Helmholtz Centre for Infection Research Chemical Microbiology Group, da Alemanha.

O encontro vai se realizar no dia 20 de novembro, das 13h30min às 17h30min, no Auditório do Jardim Botânico (Rua Dr. Salvador França, 1427) em Porto Alegre. A entrada é franca.

 

CENEMAR  abre  inscrições  para  estágio  de  verão

O CENEMAR abriu as inscrições para os interessados em realizar estágio, durante a temporada de verão 2008-2009, em nossa exposição “O Caminho da Vida Animal do Mar para a Terra”, localizada no balneário de Atlântida, Xangri-lá – RS.

Serão oferecidos  bolsa-auxílio e certificado de participação.

Os interessados deverão estabelecer contato, para informações e inscrição, enviando e-mail para cenemar@terra.com.br.

 

Grupos  de  Alunos  visitam  Exposição  do  CENEMAR

No final do ano, nosso museu tem recebido, como em anos anteriores, a visita de um número significativo de grupos de alunos, entre os quais, como em quase todos os finais de semestre, as turmas do Professor Luciano Valério, da ULBRA, de Gravataí, e do Professor Marcelo Pereira de Barros, da FEEVALE, de Novo Hamburgo. Agradecemos a todos que nos tem prestigiado com sua presença.

As visitas podem ocorrer em qualquer dia da semana, pela manhã ou à tarde e devem ser agendadas através do e-mail cenemar@terra.com.br  ou pelo telefone: (51) 3221 4486

 

 

Turma  do  IPA  de  Porto  Alegre  visita  nosso  museu

No dia 15 de junho, domingo pela manhã, recebemos em nosso museu, na Avenida Paraguaçu, 4933, em Atlântida, Xangri-lá (RS), a visita de um grupo de alunos do curso de Ciências Biológicas, do Instituto Porto Alegre (IPA). Foram 42 acadêmicos, acompanhados pela bióloga e professora, Alessandra Bueno, que nos prestigiaram com sua visita, por cerca de uma hora e meia. Informações sobre a visita podem ser obtidas com os alunos, através do email bio2007.1ipa@gmail.com .

Estas visitas são sempre muito agradáveis, constituindo-se numa de nossas mais aguardadas atividades. É o momento de mostrarmos nosso trabalho e, ao mesmo tempo, interagir e trocar informações com professores e alunos a quem podemos passar informações e que nos trazem também suas experiências e dúvidas. Sempre colaboram com sugestões e críticas e nos fazem pensar e estudar mais para aperfeiçoarmos nosso trabalho e programarmos novas ações.

Nosso museu tem todo interesse em receber estes grupos de estudantes, sejam do ensino superior, como esta recente visita, como do ensino médio e básico. Para tanto, os contatos podem ser feitos através do nosso email cenemar@terra.com.br ou do telefone (51)3221.4486. As visitas podem ser agendadas para qualquer dia da semana, pois temos pessoal disponível para o atendimento de forma permanente.

 

Veja as fotos

 

 

Professor  Geraldo  Oliveira  em  visita  ao  CENEMAR

Nosso Sócio Colaborador, professor e biólogo, Geraldo Semer Pomponet de Oliveira, de Salvador (BA), esteve em visita ao CENEMAR no início do mês de junho. Como sempre sua presença entre nós é muito aguardada, pois nos traz muitas informações sobre suas constantes viagens de pesquisa e coletas por todo o nordeste do Brasil. Suas palestras são sempre muito ricas de relatos de constatações vivenciadas por ele mesmo a respeito da biologia, ecologia, diversidade, sistemática e relações dos seres marinhos, muito especialmente, dos moluscos, ao quais se dedica com mais intensidade.

O professor Geraldo nos tem visitado com alguma freqüência nos últimos anos e tem colaborado de inúmeras maneiras com nossa entidade. Constantemente, nos tem feito doação de exemplares marinhos, muitos deles preservados, que encontra em suas viagens e coletas, os quais têm enriquecido sobremaneira nosso acervo de material para estudos. Alguns, inclusive, já se encontram expostos em nosso museu de Atlântida.

Como na maioria das vezes, o Prof. Geraldo esteve também visitando o Uruguai, onde também tem muitos amigos e com os quais colabora da mesma forma. Isto tem permitido que nós também possamos manter nossos laços de amizade com os estudiosos uruguaios, na medida em que recebemos e enviamos informações e materiais através dele.

Agradecemos a visita do Prof. Geraldo e esperamos tê-lo novamente nos visitando em breve.

 

 

Exposição  encerra  sua  sexta  temporada  de  verão

Nossa exposição “O Caminho da Vida Animal do Mar para a Terra”, instalada no balneário de Atlântida, município de Xangri-lá (RS), encerrou, no dia 2 de março, sua sexta temporada de verão consecutiva. Neste ano, foram 72 dias ininterruptos de funcionamento, oferecendo, aos veranistas e turistas em visita ao litoral norte do Rio Grande do Sul, uma opção de lazer, ao mesmo tempo recreativo e cultural.

Nos seis anos de atividade, a mostra contabiliza, de forma muito positiva, a satisfação do público visitante o que continua sendo o maior incentivo para a manutenção de nossas atividades neste local.

Informamos que, a partir do dia 8 de março, a exposição voltou a funcionar no horário de inverno. Estaremos atendendo, então, até o mês de dezembro, aos sábados, domingos e feriados, das 14hs às 18hs.

Como sempre, grupos de estudantes poderão agendar sua visita, para qualquer dia da semana, pelo telefone: (51) 3221 4486 ou pelo e-mail: cenemar@terra.com.br

 

Nova  espécie  de  molusco  homenageia  sócio  fundador  do  CENEMAR

A espécie Corbula tarasconii Arruda, Domaneschi, Francisco & Barros, 2007 (Filo Mollusca, Classe Bivalvia, Ordem Myoida, Família Corbulidae) é um pequeno molusco marinho bivalve, pouco comum, encontrado no litoral do Brasil, do Espírito Santo até São Paulo, mais freqüentemente retiradas do trato digestivo de estrelas-do-mar capturadas por barcos de pesca de camarão.

A nova espécie foi descrita pelos biólogos Eliane P. Arruda, Jonata de A. Francisco, José Carlos Nascimento de Barros e pelo saudoso Professor Osmar Domaneschi (*1946 - +2008). Sua nomeação foi uma grandiosa e muito especial homenagem ao nosso sócio fundador e ex-presidente, José Carlos Tarasconi, que mantém, há muitos anos, vínculo de amizade, cooperação e intercâmbio de materiais para estudo e pesquisa com os autores. Alguns dos exemplares usados no estudo, inclusive o que foi tomado como holótipo, foram cedidos por nosso sócio, de sua coleção particular.

O trabalho foi publicado na revista Nautilus, volume 121, número 4, de 21 de dezembro de 2007, nas páginas 201 a 209.

 

 

Projeto  Praia  Limpa  continua  sendo  desenvolvido

      Nosso Projeto Praia Limpa, através do qual adotamos um trecho de aproximadamente 1500 metros de extensão da praia de Atlântida, em Xangri-lá (RS), continua sendo desenvolvido. Na temporada de verão estivemos percorrendo o trecho quase diariamente. Agora, fora da temporada, temos percorrido o trecho, recolhendo o lixo, quase todos os finais de semana e o resultado pode ser avaliado se compararmos a área trabalhada com o que se via na mesma antes de iniciada nossa ação, ou com as áreas adjacentes da praia.

    Os tonéis para deposição do lixo produzido por quem freqüenta a área - que disponibilizamos ao longo de todo o trecho - tem sido muito úteis e temos recolhido o lixo nele depositados todas as semanas.

      A área como um todo, incluindo aí a zona das dunas e mesmo a Rua Beira-Mar e suas calçadas tem estado em muito melhores condições. Agradecemos aos moradores da área que estão evitando que o lixo que é produzido em suas residências, por obras, corte de grama ou poda de árvores seja depositado nesta área. A deposição de lixo nesta área se reduziu em mais de 70% e atribuímos isto ao fato de estarmos mantendo a área limpa e às nossas cartas, entregues aos moradores, com orientações específicas neste sentido.

      Em princípio, pretendemos manter este projeto indefinidamente. Nossa intenção é ampliá-lo para abarcar toda a extensão da praia de Atlântida, numa extensão total de mais de 2600 metros lineares. Para tanto, tentaremos o apoio e patrocínio de empresas que se disponham a investir em preservação, pois nossas possibilidades, pessoais e materiais, não nos permitem fazer mais, neste momento.

 

Loja  Virtual  CENEMAR

Aproveite as ofertas da loja virtual de nosso site www.cenemar.org.br  . Nela é possível adquirir livros, alguns deles dificilmente encontrados em livrarias comuns, a um preço bastante adequado. Temos vários itens relacionados com nossa entidade (camisetas, botons, adesivos, ímãs de geleira, etc.). Adquiri-los é uma forma de contribuir para que possamos manter nossas atividades.

 

CENEMAR participa  da VI  Semana Acadêmica de Biologia

da Ulbra - Torres (RS)

 

O CENEMAR participou, como expositor, por convite do Prof. Walter Nisa-Castro Neto, da 6ª edição da Semana Acadêmica do curso de Biologia, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus de Torres (RS), que ocorreu de 05 a 10 de novembro.

A mostra apresentada por nossa entidade foi ilustrativa, com o tema "Biodiversidade Marinha e Costeira". Foram expostos alguns exemplares de várias espécies dos principais grupos de animais marinhos e costeiros. A idéia geral foi demonstrar a grande variedade de formas de vida existente nestes ambientes, bem como alertar sobre sua vulnerabilidade e necessidade de preservação.

A exposição esteve disponível à visitação, no saguão de entrada do prédio sede do campus da Ulbra, em Torres, no período de 29 de outubro a 10 de novembro. Tivemos a visita, registrada, de mais de 160 pessoas e todas forneceram elogios ao nosso trabalho, o que nos deixou muito orgulhosos.

 

 

5°  Mutirão  de  Limpeza  de  Praia  CENEMAR

O CENEMAR promoveu, no dia 03 de novembro, o 5° Mutirão de Limpeza da Praia de Atlântida, no município de Xangri-lá (RS). Como nas edições anteriores, o objetivo é recuperar trechos da praia e, principalmente, das dunas, retirando o lixo, caliça e toda sorte de resíduos, que, infelizmente, ainda se encontram ali depositados.

Infelizmente tivemos a participação de poucos sócios, mas a equipe que se apresentou, estava muito entusiasmada e o trabalho gratificou a todos.

Após esta quinta edição, podemos comemorar os resultados, pois já foram recuperadas grandes áreas do trecho de praia que nossa entidade tem se encarregado de preservar e monitorar através do Projeto Praia Limpa

 

 

 Estágio  durante  verão  no   CENEMAR 

O CENEMAR oferece oportunidade de estágio a estudantes de Biologia para o período de férias (meses de janeiro e fevereiro de 2008), para trabalharem em nossa exposição de Atlântida. Disponibilizaremos uma bolsa-auxílio mensal e certificado de participação. Os interessados deverão estabelecer contato com a entidade através do e-mail cenemar@terra.com.br ou pelo telefone (0XX51) 3221 4486.

 

 

 

Exposição  em  Atlântida está aberta  diariamente  desde 22  de  dezembro

 

A nossa exposição "O Caminho da Vida Animal do Mar para a Terra", localizada na praia de Atlântida, em Xangri-lá (RS), que se encontra aberta à visitação pública desde dezembro de 2002, entrou para a sua sexta temporada de verão, estando funcionando diariamente desde 22 de dezembro.

Como tanto o prédio, como os aquários e módulos de exibição, necessitavam de manutenção, optamos pela suspensão temporária da visitação aos finais de semana durante os meses de setembro a novembro. Com o diligente trabalho de toda a equipe, especialmente de nosso sócio Léo João Tarasconi, a mostra encontra-se em excelentes condições para esta temporada de verão.

O objetivo principal desta revisão foi a preservação de nosso acervo que, além de vasto, conta com itens bastante raros. Outra preocupação foi mantermos a qualidade visual e das informações exibidas e, para tanto, foram substituídos muitos dos cartazes e etiquetas já desgastados por novos e de melhor qualidade. Enfim, estamos muito bem preparados e o público que nos prestigiar sairá, como sempre, satisfeito.

 

 

 

VOLTAR

 


© 2008 CENEMAR  -  Webmaster: Mayara Oliveira / Elaine Freitas