CENEMAR

Centro de Estudos Marinhos do Atlântico Sul


 


 

PROJETO PRAIA LIMPA

Clique nas imagens para ampliar:

       

       

Com o objetivo de colocar em prática, e assim divulgar objetivamente, seus ideais preservacionistas, desde fevereiro de 2006, nossa entidade, se propôs a limpar, e assim manter, um trecho da praia de Atlântida, compreendido pelos marcos, ao sul, no limite com a praia de Xangri-lá, na Rua Rio dos Índios, e ao norte, até a Avenida Central, no centro da praia, o que corresponde a aproximadamente 1.500m de praia e cerca de 196.000m².

 

Neste trecho promovemos o recolhimento de todo tipo de lixo da praia propriamente dita, das dunas e, também, na Rua Beira-mar pois, se esta não for limpa, o lixo que aí se encontra inevitavelmente logo estará nas dunas e na praia.

 

O trabalho permanente e com bastante cuidado que desenvolvemos neste período tem produzido um resultado muito bom. A atividade nos tem proporcionado uma enorme satisfação e demonstra que é possível, através de pequenas ações, contribuirmos para a preservação de nosso meio ambiente. Pretendemos continuar o trabalho e, progressivamente, remover também toda a caliça e outros restos de obras depositados neste trecho, especialmente entre as dunas.

 

A entidade, às suas expensas, disponibilizou, neste trecho da praia, 10 tonéis lixeira, devidamente identificados e sinalizados com placas indicativas do projeto, para que as pessoas que procuram a praia tenham um local apropriado para depositarem o lixo que produzam ou encontrem e se disponham a recolher. A entidade também promove o recolhimento do lixo que é aí depositado.

 

Todas as pessoas podem e são convocadas a colaborarem para que esta atividade seja o mais efetiva possível o que pode ser feito das seguintes maneiras: 1) não jogando lixo, de qualquer espécie, no meio ambiente; 2) recolhendo os resíduos que eventualmente encontrarem, e depositando-os nas lixeiras disponíveis; 3) ajudando na fiscalização e denunciando irregularidades o que pode ser feito através dos telefones abaixo.

 

 

Para  denunciar:

PATRAM - Patrulha Ambiental da Brigada Militar:

(51) 3689.3206  ou  (51) 8132.9153

 

 

Dúvidas  e  informações:

Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Xangri-lá:

(51) 3689.1123  ou  (51) 3689.2456

 

 

 “Preservar o meio ambiente é nossa obrigação para com as gerações futuras. Todos ganharão com isso!

A Natureza agradece!”

 

VOLTAR

 


© 2008 CENEMAR  -  Webmasters: Mayara Oliveira / Elaine Freitas